top of page
  • codapjf

O que não te contaram sobre pastas de clareamento dental…

Na nossa rotina de dentista, é muito comum ouvir os pacientes buscando pastas clareadoras. Seja para manter o efeito do clareamento ou mesmo clarear em casa de uma maneira mais fácil, esse tipo de pasta é sempre muito pedido. Mas será que elas funcionam mesmo? Neste artigo, você saberá tudo o que não te contaram sobre as pastas de clareamento dental!


Tipos de pasta de clareamento dental


Em geral, todos os cremes dentais ajudam a clarear os dentes, de maneira muito sutil. Para limpar bem nossos dentes, eles possuem abrasivos leves em suas composições que acabam clareando nossos dentes. Em alguns casos, eles possuem até agentes químicos responsáveis por tirar as manchas mais profundamente.


Porém, elas não chegam nem perto da eficácia de um tratamento em consultório. Se formos comparar, os ativos usados por um especialista podem clarear nossos dentes em 3 a 8 tons mais claros. Já as pastas convencionais, clareiam no máximo 1 tom. Ou seja, elas fazem mais um polimento do que um clareamento.


Também é possível atingir esse efeito com as “White Strips” sendo tiras adesivas com a função de manter o agente clareador em contato com os dentes por mais tempos. Assim como com enxaguantes bucais mais fortes.


Pastas convencionais


Pastas de dente das que costumamos encontrar facilmente no mercado. Normalmente, elas possuem alguma indicação de que há agentes clareadores em sua composição. Infelizmente, algumas podem possuir um efeito esfoliante que, apesar de polir seus dentes de maneira eficaz, pode acabar com a integridade deles. Assim, as manchas somem, mas a sensibilidade aparece no lugar.


Pigmentos superficiais causados pelo café, nicotina e corantes, também são retirados da superfície do dente. Manchas mais profundas não são atingidas e necessitam de um trabalho minucioso realizado por um profissional.


Pastas de Carvão Ativado


Nos últimos anos surgiu uma nova tendência que vai muito além da estética e da saúde: as pastas de carvão ativado. No começo eram pastas interessantes principalmente de se ver em vídeo, por possuir uma coloração preta, muito incomum. E logo se tornou sinônimo de sustentabilidade e também de dentes brancos.


Com o tempo, várias marcas foram aderindo à moda e criando suas versões do produto. E assim, várias polêmicas começaram a surgir ao redor dos efeitos desta pasta. Enquanto muitas pessoas afirmavam observar resultados surpreendentes, outras pontuaram sensibilidade e fragilidade nos dentes após o uso.


Para entender os efeitos desta pasta precisamos olhar mais a fundo.

A pasta de Carvão Ativado clareia os dentes?


Sim, mas a que custo? No consultório, utilizamos agentes clareadores profundos, que conseguem eliminar manchas firmes nos dentes. E tudo isso sem afetar sua estrutura ou integridade. Claro que a sensibilidade após o procedimento é normal, mas não afeta em nada a sua saúde bucal.


Já as pastas de Carvão Ativado, e até algumas convencionais com ações esfoliantes, usam um método diferente. Através de agentes abrasivos, elas removem as manchas superficiais do dente. No entanto, o Carvão Ativado é um forte abrasivo, por isso parece ter um resultado melhor que o dos outros.


Mas tome cuidado! O uso contínuo dessa pasta pode desgastar e afetar a sua estrutura dental causando alta sensibilidade. Prefira conversar com o seu dentista antes de começar o uso deste creme.


Quando é recomendado o uso das pastas clareadoras?


Após verificar as orientações do seu dentista, você poderá encontrar a pasta que menos prejudica o seu dente. E que a longo prazo o mantém saudável e não desgastado.


Normalmente, elas são recomendadas para prevenir manchas e evitar que elas se tornem mais profundas. Porém, é necessário saber qual a melhor pasta para você para evitar problemas maiores como sensibilidade, perda de estrutura dental ou até manchas maiores.


Posso procurar outras formas caseiras de clarear os dentes?


Não! Consulte o seu dentista primeiro. É possível que ele mesmo te passe um tratamento feito majoritariamente em casa, porém com sua supervisão periódica no consultório.


Ao pesquisar na internet, é comum encontrar diversos tratamentos que parecem simples. Porém, produtos como esses devem ser supervisionados para evitar manchas, sensibilidade e até afetar a sua estrutura dental. Não inicie nenhum tratamento sem o acompanhamento do seu dentista primeiro.


Qual o melhor tratamento para clarear os dentes?


Infelizmente, essa resposta só pode ser dada em consultório. O seu dentista irá analisar os seus dentes e traçar o melhor tratamento conforme o seu objetivo. Pode ser o tradicional clareamento em consultório, um clareamento majoritariamente feito em casa ou até em casos leves a recomendação do uso adequado de pastas clareadoras. Mas é claro que ele indicará a certa para você.


Mas, felizmente, temos uma ótima notícia para você!


Se você quiser reencontrar o brilho do seu sorriso com a rapidez e a segurança que você merece, fale conosco! Nós podemos te ajudar. Com técnicas de clareamento inovadoras, você terá o brilho do seu sorriso de volta em apenas algumas consultas.


Então, se você mora em Juiz de Fora ou região, clique aqui e agende agora a sua consulta!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page