top of page
  • codapjf

Cinco principais cuidados com a saúde bucal infantil que poucos pais conhecem

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para todas as etapas da vida. Porém, é na infância que se deve ter atenção redobrada. Será que todos os pais sabem disso? A gente afirma que não! Isso acontece porque é nessa fase que os dentes e a gengiva estão em formação e, por estarem mais sensíveis, precisam de cuidados que nem todos os adultos conhecem. Mas, não se preocupe, vamos elencar aqui os principais pontos que você precisa ter atenção na saúde bucal dos bebês e crianças. Confira a lista abaixo:



Higiene bucal eficaz


A saúde bucal infantil é um assunto que muitos pais conhecem, mas nem sempre estão conscientes de todos os aspectos importantes que envolvem o cuidado com os dentes das crianças. E a escovação é um ótimo exemplo disso!


Existem diversas informações e cuidados que podem passar despercebidos na hora da escovação, mas que são fundamentais para garantir que os pequenos tenham uma boa saúde bucal.


A maioria das pessoas sabe que a escovação dos dentes é a principal forma de prevenção contra as cáries e outras doenças bucais. Correto! Mas e a forma mais indicada para escovar, qual é? E a frequência?


Escovação sem mistério


Então, vamos lá! É importante que as crianças aprendam desde cedo a importância da escovação. Ensine seu filho a escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, mas o ideal mesmo é após as refeições, antes de dormir e ao acordar.


Use uma escova de dente infantil, com cerdas macias e um creme dental com a quantidade certa de flúor para a idade da criança. Nada de sair comprando a primeira escova e pasta de dente que ver por aí.


Os pais ainda devem orientar seus filhos a escovar os dentes em movimentos circulares e suaves, de forma a não machucar a gengiva. Além disso, é importante que as crianças escovem a língua, já que ela também acumula bactérias.


Ainda não acabou: tem o fio dental


Muitos adultos correm do fio dental na hora de higienizar a boca. Você também já ficou dias sem usar, pode falar a verdade!


É exatamente por isso que é tão importante a conscientização das crianças sobre os cuidados com a saúde bucal desde cedo: criando hábitos saudáveis, essa rotina faz parte da vida dos pequenos até a fase adulta, se tornando algo natural e fácil.


Com o fio dental, não é diferente. Isso porque o fio dental é outro aliado importante na prevenção de doenças bucais já que remove as impurezas e restos de alimentos que ficam entre os dentes e a gengiva.


Então, sem desculpas: ensine seu filho a usar o fio dental diariamente, preferencialmente antes da escovação.



Consultas regulares ao dentista


Pode perguntar para qualquer profissional da área: as visitas regulares ao dentista são fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças bucais. Então, não é porque o seu filho é muito jovem, que não merece uma ida ao dentista, combinado?


A indicação é simples: leve seu filho ao dentista a cada seis meses, mesmo que ele não esteja sentindo nenhum incômodo. O profissional poderá identificar problemas ainda no início e tratá-los antes que se tornem mais graves.


Então não precisa esperar sentir uma dor de dente ou uma cárie aparecer para correr para o consultório. O melhor tratamento é a prevenção, sempre!


Hábitos saudáveis para dentes saudáveis


É de conhecimento geral que as cáries são causadas por alimentos açucarados. Mas não é só isso que interfere na saúde bucal dos pequenos.


Alimentos industrializados e com corantes também devem ser evitados, não só para o controle estético, mas também para evitar graves problemas bucais dos jovens (isso sem falar nas outras questões de saúde que envolvem a ingestão de refrigerantes, doces e condimentos).


Outro hábito saudável básico que envolve a saúde bucal das crianças, mas nem sempre é estimulado pelos pais, está no consumo de alimentos fibrosos, como maçãs e cenouras, assim como a água. Isso porque eles podem ajudar a limpar os dentes naturalmente e a falta de hidratação pode prejudicar a saúde bucal.


Por fim, os exercícios ao ar livre fazem parte da rotina dos jovens e os pais amam esse tipo de interação saudável com os filhos. Mas será que eles sempre estão com protetores bucais na hora dos jogos? Fica a dica!


Pais, agora é com vocês!


Não é sobre forçar uma higiene bucal correta dos pequenos. Os pais precisam entender que os filhos estão aprendendo tudo sobre o mundo, inclusive sobre os cuidados com a saúde bucal. Essa prática, aprendida desde cedo, pode perpetuar-se em adultos saudáveis e responsáveis.


Agora que você aprendeu vários cuidados que nem todos os pais sabiam sobre a saúde bucal dos filhos, passe o conhecimento adiante, aplique as dicas com os seus filhos e agende uma consulta de rotina na CODAP Juiz de Fora pelo (32) 98883-9885.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page