top of page
  • codapjf

4 maneiras que a sedação consciente pode te ajudar

Ficar nervoso ao estar presente em um consultório odontológico é algo bem comum. Algumas pessoas simplesmente não conseguem ficar confortáveis. Já para outras, o desconforto é tanto que passa a ser fobia. Felizmente, a Sedação Consciente pode te ajudar!


Neste artigo vamos conhecer 4 maneiras que a Sedação Consciente pode te ajudar! Continue lendo.

Fonte: Google Imagens

O que é Sedação Consciente?


Já ouviu falar do óxido nitroso? Ele é nosso grande amigo nesta jornada: um sedativo inalatório, que misturado a oxigênio possui efeito mais leve que uma anestesia geral.


Ele é administrado através de uma máscara facial e sempre por um especialista habilitado e capacitado. O efeito não é tão demorado; dependendo do organismo da pessoa, ela pode facilmente retornar a sua rotina após o procedimento bucal!


Também não há necessidade de equipamentos para auxiliar na respiração. O paciente não está inconsciente, apenas em estado de profundo relaxamento. Ou seja, ele pode respirar normalmente sem a ajuda de aparelhos. Também consegue responder a estímulos físicos e verbais normalmente.


Então, lembre-se: Sedação Consciente não é anestesia. O paciente se mantém acordado durante o procedimento, porém com uma sensação extremamente relaxante durante todo o processo. E isso traz muitos benefícios!


Benefícios da Sedação Consciente


As indicações da Sedação Consciente vão muito além dos tratamentos de adultos. Crianças também podem se beneficiar muito desse método, permitindo aumentar a confiança no dentista e no ambiente. Então, vamos entender como esses benefícios fazem a diferença!


  • Forma rápida e segura de tranquilizar o paciente.

Não se preocupe, não há agulhas nesse processo. Na verdade, após apenas respirar o aroma adocicado do gás por um tempo, você já estará sob o efeito. E como mencionamos antes não é uma anestesia, ou seja, os indícios de alergias ou complicações extremamente raros.


  • Menos dor e mais tranquilidade.

Neste estado de tranquilidade, você fica menos sensível à dor, relaxando os músculos e tornando até a recuperação mais tranquila. Se necessário, ainda será utilizada anestesia local, porém, você não sentirá tamanho desconforto.


  • Processo de rápida recuperação.

No caso da anestesia geral, normalmente o paciente deve ficar em observação por pelo menos algumas horas. Já com a Sedação Consciente, o processo de recuperação é bem mais rápido.


  • Auxilia no controle da ansiedade.

Seja para adultos ou crianças, a odontofobia é algo sério que precisa ser tratado. Ao longo do tratamento, é possível transformar a percepção do paciente, que antes associava o ambiente a desconforto e insegurança e agora pode associar a relaxamento e tranquilidade.


Recomendações para a Sedação Consciente


Assim como tudo que diz respeito a nossa saúde, deve-se procurar primeiro um especialista nesse método. Aqui na CODAP, nos especializamos na utilização do óxido nitroso e sedativos orais para realizar a Sedação Consciente, pois acreditamos que cuidar da nossa saúde bucal não precisa ser doloroso ou motivo para ansiedade.


Não tenha medo, faça todas as perguntas que vierem à sua cabeça antes de iniciar o procedimento. A intenção é que você esteja seguro e confortável durante a aplicação, seja em você ou no seu filho!



Para quem é recomendada a Sedação Consciente?


Além de ansiedade e odontofobia, a Sedação Consciente é recomendada para aqueles que ficam inquietos durante os procedimentos, e também naquelas intervenções mais extensas e invasivas (como extrações de siso - mesmo para quem não tem muita ansiedade). Crianças e PCDs (Pessoas com Deficiência) também são beneficiadas diariamente por esse método na CODAP, a exemplo do que é rotina em países de Primeiro Mundo.


O que fazer antes da Sedação Consciente?


Normalmente, quando passamos por uma cirurgia ou um procedimento mais sério, o especialista nos passa uma série de orientações anteriormente. No caso da Sedação Consciente, é extremamente importante realizar uma consulta prévia com o cirurgião especialista, Dr. Daniel Ibrahim Brito, que vai avaliar se há alguma contra-indicação ou risco aumentado no seu caso.


Caso o paciente esteja em uso de qualquer medicação, isto será considerado para instruir o paciente e a família. Orientações de dieta pré-operatória também serão feitas, e será considerada a necessidade de acompanhante ou não.


No dia da Sedação Consciente, é recomendado usar roupas confortáveis, e levar peças sobressalentes para as crianças. Além disso, diversas outras recomendações e orientações são feitas caso a caso. Siga sempre as indicações do especialista!


Quais os efeitos colaterais da Sedação Consciente?


É comum, mesmo após cessado o efeito dos sedativos, o corpo permanecer ainda ‘cansado’ por algumas horas, devido aos metabólitos da medicação.


Alguns pacientes relatam a garganta seca, tosse e náusea leves no decorrer do dia.


Siga as recomendações do cirurgião à risca após o procedimento. E não hesite em ligar e entrar em contato no caso de dúvidas. Sua saúde vem sempre em primeiro lugar e o dentista precisa entender o que pode estar te trazendo insegurança quanto ao tratamento.


Conclusão


A Sedação Consciente veio para revolucionar a nossa relação com o consultório. A odontofobia é algo sério, que pode trazer complicações à saúde, visto que essas pessoas evitam ao máximo ir ao dentista.


Além de tratar esse grande transtorno, também é uma ótima ferramenta para o tratamento pediátrico. Assim evita-se o estresse que vem da ansiedade e do nervosismo, trazendo acessibilidade para quem precisa!


Se você é de Juiz de Fora ou região e busca uma solução como essa, entre em contato conosco, clicando aqui.

379 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page