• codapjf

Acabou o medo do motorzinho. Conheça a Sedação Consciente!

E se você pudesse realizar todos os procedimentos em um piscar de olhos? Você faria?

Você tem medo de dentista? Bom, ninguém tem medo do dentista, certo? Mas a sensação de estar naquele consultório, em um processo aparentemente invasivo, pode trazer muito desconforto.


A odontofobia é mais comum do que se imagina. Segundo a Associação Americana de Odontologia, 3 em cada 10 adultos sofrem com isso, e ela pode tornar essa experiência algo realmente traumático para o paciente. Existem casos onde o medo é tanto que pessoas chegam a desmaiar, ou pior, deixam de ir ao dentista e acabam desenvolvendo infecções e prejudicando a saúde bucal de maneiras irreversíveis, afetando a qualidade de vida. Mas agora há uma solução.


A sedação consciente é uma maneira de trazer conforto e tranquilidade àqueles pacientes que normalmente têm dificuldades em consultórios. Por meio da inalação do óxido nitroso, é possível transformar a relação do paciente com a ida ao dentista. Continue lendo para ver como isso acontece.


Como é feita?


É um processo extremamente simples onde, acompanhado por um profissional qualificado, todos os sinais vitais são monitorados. Então, é colocada a máscara de inalação. O gás possui um aroma adocicado e logo o paciente estará pronto para o procedimento.


Qual a sensação e quanto tempo dura o efeito?


Sabe aquela sensação de anestesia, onde sua boca fica pesada e você não tem noção dos seus movimentos? É exatamente o contrário! Após sentir o aroma adocicado você sentirá o seu corpo entrando em estado de relaxamento, quase como quando você está caindo de sono. Você ainda estará consciente, e ela não afetará a sua habilidade de responder a estímulos verbais e físicos.


Lembre-se: sedação consciente não é anestesia. Você não sentirá dor, e possivelmente nem se lembrará do processo, dando a sensação de ter realmente acontecido em um piscar de olhos!


Falando nisso, quanto tempo dura esse efeito? Isso pode variar, e depende do procedimento a ser realizado! O cirurgião experiente consegue controlar o tempo de sedação e a profundidade dela em cada momento para manter níveis ótimos de conforto e segurança.


Quem pode optar pela sedação?


Todo mundo! De crianças agitadas e ansiosas, pacientes PCDs (Pessoas Com Deficiência), pessoas com odontofobia, até adultos que apenas querem uma experiência mais agradável. As contra indicações são muito raras, e serão discutidas sempre em consulta prévia.


Afinal, o objetivo desse procedimento não é fazer com que o paciente não passe pela experiência, mas que ele comece a relacionar as idas ao dentista há um momento de relaxamento!


Quais são as vantagens da sedação consciente?


Além do relaxamento e conforto durante todo o processo na consulta, a sedação consciente também tem outros benefícios, como:


● Controla a ansiedade do paciente;

● Facilidade na recuperação e no pós-operatório;

● Mais facilidade para realizar qualquer tratamento odontológico;

● Diminui a dor.


Viu? São apenas vantagens optar por uma maneira mais tranquila de realizar o seu tratamento, tanto para você quanto para o dentista. Mas o pós? Também é seguro?

Fonte: Google

Quais as recomendações para o pós-operatório com sedação consciente?


Dependendo da medicação utilizada, em poucos minutos após o tratamento você acordará e pode seguir normalmente com seu dia! Os efeitos colaterais da sedação consciente são raríssimos, mas podem variar de tosses a vômitos. Mas fique tranquilo, além de raros, esses efeitos não são duradouros e passam em alguns instantes..


Esse é um método completamente seguro para você que quer transformar a sua relação com o consultório!


Agora, por que ela se chama sedação “consciente”?


Você não dorme de fato durante o processo. O que acontece é apenas o relaxamento completo do seu corpo, que ainda proporciona a habilidade de respirar por conta própria e responder aos estímulos. Ou seja, você continua consciente!


Viu como existe uma maneira de combater esse medo? Então não deixe de cuidar da sua saúde, de cuidar de você! Fale conosco, nós podemos te ajudar.

45 visualizações0 comentário