top of page
  • codapjf

Posso usar sedação consciente para extração do siso?


Se a extração do siso é recomendada, não tem jeito… Chega de adiar o inadiável: é hora de agendar o procedimento! Mas se só a ida ao dentista já te deixa desconfortável, pensar em uma extração como a do siso é ainda mais difícil para você, não é mesmo? Entenda como a sedação consciente para extração do siso é a solução para a tranquilidade do seu procedimento odontológico.



O temido siso


Agora um breve adendo antes de conversarmos sobre a sedação consciente e seus benefícios para a sua extração de dente no consultório odontológico. Acompanhe com a gente até o final!


O dente siso, ou o terceiro molar, nada mais é do que o último dente a nascer. Por isso, ele nem sempre encontra o espaço necessário para erupção ou a própria anatomia da arcada dentária não facilita esse processo. Aí, adivinha? O dente fica retido, envolvido pelo tecido gengival ou pelo tecido ósseo.


Explicando assim, parece que é uma situação bem complicada, mas longe disso! Você não precisa ter dores ou passar por quadros inflamatórios e infecciosos devido ao siso. Sua remoção pode ser mais simples do que parece, com a ajuda da sedação consciente.


A cirurgia para retirada dos sisos é realizada por um cirurgião-dentista, geralmente em consultório odontológico, com o uso de anestesia local. Opa, calma aí, tem um jeito de evitar a dor, sem anestesiar o paciente por completo!



O trauma da anestesia bucal

Como são os últimos dentes a aparecer, é muito comum que, em algum momento da vida, você precise extrair os siso, já que nem sempre há espaço suficiente para eles na sua boca. Só que enfrentar essa extração atualmente é bem mais confortável graças a tecnologias de ponta como a sedação consciente.

O grande diferencial da sedação consciente para extração do siso está no fato de que o paciente estará em profundo estado de relaxamento durante o procedimento, sem necessariamente ficar inconsciente. Para muitas pessoas, este é o ponto ideal para ter conforto e confiança no tratamento bucal.

Medo das agulhas anestésicas, traumas da sensação que a anestesia traz durante e depois o procedimento… Os motivos que levam a esse desconforto - chamado Odontofobia - são muitos, mas existe uma solução amplamente eficaz: a sedação consciente!

Como funciona a sedação consciente na extração de siso

Se você busca uma sedação que te traga mais conforto na hora de extrair um dente, vale a pena procurar profissionais que sejam especialistas na sedação consciente, como Dr. Daniel Brito, na CODAP Juiz de Fora.

A sedação consciente para extração do siso utiliza medicamentos como o Óxido Nitroso através de uma máscara facial para uma sedação segura e rápida, sem agulhas nem equipamentos desconfortáveis! O paciente ficará em profundo relaxamento, mas não inconsciente por completo e pode respirar normalmente, assim como responder a estímulos físicos e verbais.

Diferente da anestesia geral, a sedação consciente tem uma recuperação mais rápida, controla a ansiedade do paciente, tem baixíssimo risco de alergias e complicações, e é extremamente indicada para intervenções extensas ou invasivas, justamente como extrações de siso.

Um ponto interessante é que a sedação consciente para extração do siso não é só indicada para pacientes com ansiedade de tratamentos odontológicos, como crianças ou adultos com histórico de idas ao dentista traumáticas. Essa técnica com gás inalatório também é indicada para quem busca uma experiência mais tranquila, com menos dor e uma sensação relaxante durante todo o processo.

Bastante usada pelos dentistas americanos, a sedação consciente para extração do siso já é uma realidade no Brasil e em Juiz de Fora com a CODAP. Entre em contato com a gente clicando aqui e saiba mais!


43 visualizações0 comentário
bottom of page