top of page
  • codapjf

Maioria dos brasileiros não cuida da saúde bucal de forma correta, veja o que fazer

Um dado alarmante: pesquisa mostra que quase 90% dos brasileiros escovam o dente até duas vezes ao dia e só 63% usam fio dental, escova e pasta de dente. E tem mais: quase metade não vai ao dentista regularmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde! Veja quais são as orientações para uma higiene adequada da boca e quais os principais cuidados com a saúde bucal, focando especialmente nos hábitos do Brasil!


Alimentação


Uma coisa que diferencia o Brasil do resto do mundo é a culinária, não é mesmo? Cada cantinho do país tem uma particularidade na gastronomia, mas alguns hábitos são comuns a vários, como a ingestão de alimentos açucarados e ricos em corantes.


Não é difícil encontrar um brasileiro tomando aquele tradicional cafezinho com açúcar, comendo um bolinho ou então tomando refrigerante, certo?


Então, não tem segredo: a higiene bucal é indicada sempre após as refeições, principalmente após o consumo de doces, cafés e refrigerantes.


Já deu para perceber que a escovação duas vezes ao dia não é suficiente, correto?


A escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias e um creme dental COM flúor. É importante escovar todos os dentes, incluindo os de trás, a língua e as gengivas. A escovação deve durar pelo menos dois minutos.


Para os brasileiros que não gostam do fio dental, não existe escapatória! O fio dental é importante para remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam entre os dentes e as gengivas. Ele deve ser usado diariamente, de preferência antes da escovação e sempre na frente do espelho, para não machucar as gengivas.


Mas não é só no cuidado com a comida que interfere na saúde bucal dos brasileiros, veja mais conexões abaixo.


Prevenção


Manter uma boa higiene oral é fundamental para a saúde do nosso organismo como um todo. Nem todos os brasileiros sabem, mas a boca é a porta de entrada para diversas doenças e infecções que podem afetar não só os dentes e as gengivas, mas também outros órgãos do corpo.


Por isso, é essencial que tenhamos cuidados diários com a nossa saúde bucal e uma das maneiras de garantir essa atenção especial é por meio de visitas frequentes ao dentista.


Sempre alertamos que a consulta periódica ao dentista é importante não só pela parte estética ou em momentos pontuais de dor, mas para prevenir doenças bucais graves.


Se mais da metade dos brasileiros não visita o consultório odontológico com frequência, pode-se esperar complicações dos mais diversos fins, como cáries, tártaro, gengivite, halitose, periodontite, até câncer bucal.


O ideal é que se faça uma consulta a cada seis meses, para que o profissional possa fazer uma avaliação da saúde bucal e detectar possíveis problemas precocemente.


E essa orientação é válida para os adultos e também para as crianças, combinado?


Cuidados para todos


Existem outros muitos fatores que comprometem a saúde bucal e não são específicos de brasileiros, mas percebemos esse hábito com frequência por nossas terras, como fumar, consumir bebidas alcoólicas, roer unhas e ingerir pouca água.


O cuidado com a saúde bucal deve ser diário e pensado como uma tarefa automática, assim como trocar de roupa de manhã para trabalhar. Escovar os dentes, usar o fio dental, se alimentar bem, beber água, ir ao dentista com regularidade… Seguindo esses passos, você faz a sua parte e garante a sua saúde!


Se você tem medo de ir ao dentista, saiba que não está sozinho: muitos brasileiros ainda evitam o consultório odontológico por receio da dor, traumas e desconforto de forma geral.


Saiba que na CODAP existe uma técnica inovadora de sedação que é uma das mais indicadas para quem tem medo do dentista!! Conheça essa e outras novidades com a CODAP Juiz de Fora clicando aqui.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page