top of page
  • codapjf

Doenças bucais das crianças vão além da cáries

Quando se pensa em saúde bucal na infância, os pais logo lembram das cáries, não é mesmo? Afinal, é uma condição realmente bastante comum nos pequenos! Mas, existem outros problemas na região da boca que nem todas as famílias conhecem e que valem o alerta!!


Antes de listarmos as doenças e quais tratamentos são indicados em cada caso, é preciso lembrar que tais condições podem gerar sérios problemas para a saúde bucal das crianças e também dos jovens no futuro. Isso porque as doenças acometendo a cavidade bucal dos pequenos não são raras, principalmente na primeira infância.


Por mais que nem todos os dentes de leite tenham sido trocados ainda, o acompanhamento com um odontopediatra é indicado desde bebê, tanto para orientar os pais sobre a higiene, quanto para acompanhar o crescimento saudável da região bucal. Nada melhor do que o diagnóstico precoce, não é mesmo?


Confira a lista e saiba como prevenir e tratar as doenças bucais dos jovens com o seu odontopediatra em Juiz de Fora.


Afta


Sim, os pequenos também podem ter aftas bastante doloridas! Os ferimentos podem ser causados não só pela ingestão de alimentos muito ácidos, mas também por estresse, privação de sono e distúrbios gastrointestinais. Então, vale a pena investigar e manter uma higienização da boca bem caprichada, ok?.


Mordida cruzada


A mordida cruzada pode causar não só incômodo ou problemas estéticos, mas também dores de cabeça e problemas na mastigação. A fim de corrigir a mordida e a arcada dentária, um aparelho dentário pode ser o mais indicado pelo dentista do seu pequeno.


Candidíase


Conhecida principalmente como “sapinho”, a candidíase pseudomembranosa é mais comum em bebês e, em geral, não causa dor, mas podem arder (bastante)! Essas placas brancas nas bochechas, língua ou palato são removidas à raspagem e as causas são diversas: desde a ingestão de antibióticos até o hábito de colocar objetos na boca.


Os pais sabem bem como é difícil controlar o que as crianças colocam na boca, não tem jeito! Por isso, a higiene bucal é a melhor saída também neste caso, além do acompanhamento do seu dentista de confiança.


Bruxismo


Já discutimos sobre o bruxismo na nossa rede social e aqui, continuamos o alerta: esse ato involuntário de se ranger os dentes é bastante comum na fase infantil, principalmente em momentos de estresse e ansiedade. Placas protetoras podem ser indicadas pelo dentista e vale a conversa para entender os motivos pelos quais a criança está ficando tão agitada.


Herpes


É difícil listar as doenças bucais das crianças até uns cinco anos sem citar a Estomatite Herpética Primparia, que nada mais é do que manifestação primária da infecção pelo herpes. Além da dor tão característica, a herpes pode causar febre alta, náusea, calafrios, mal-estar e vários outros desconfortos.


Em casos mais graves, as crianças podem ter herpes por 14 dias com sangramentos na gengiva e tudo mais, já pensou? Mais um caso para procurar o seu dentista, que pode recomendar analgésicos, laserterapia e um acompanhamento mais de perto para entender as causas dessa condição.


Gengivite


A inflamação dos tecidos gengivais é outra doença bucal dos jovens mais comum do que parece. Isso porque ela está relacionada com a má escovação dos dentes e com o acúmulo de placa bacteriana. Além disso, outras condições dos pequenos também favorecem a gengivite, como a respiração pela boca, os dentes tortos e algumas lesões.


Já pensou, seu filho com inflamação da gengiva por deficiência de higiene da boca? Se você reparou que o tecido gengival está avermelhado, irritado e sangrando durante a escovação, já sabe, é hora de agendar a consulta na Codap Juiz de Fora.


Nem todos os pais imaginam, mas algumas doenças comuns na infância não são especificamente do trato bucal, e podem trazer complicações para a saúde bucal das crianças. É o caso do sarampo, catapora e rubéola.


Tenha o acompanhamento odontológico periódico dos seus filhos com a Codap, no centro de Juiz de Fora. Clique aqui e saiba mais!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page