top of page
  • codapjf

Conheça 4 principais dúvidas sobre o botox aplicado por dentistas

É surpreendente, mas muitos desconhecem que o botox também pode ser aplicado por profissionais odontológicos! Descubra agora as quatro principais curiosidades sobre esse procedimento no consultório do dentista e perceba como o uso do botox vai muito além da preocupação com rugas e linhas de expressão.


dra patricia botox
Dra. Patrícia


  1. Certificação do dentista


Você já se perguntou qual é a relação do botox com a saúde bucal e por que um dentista teria conhecimento sobre esse procedimento estético? Essa é uma questão comum, olha só que interessante!


A primeira ideia que precisamos desmistificar é que o dentista se limita aos problemas da boca. Na verdade, esse profissional possui um amplo conhecimento não apenas sobre os dentes, língua e gengiva, mas também sobre a região facial como um todo.


Contudo, esse amplo conhecimento facial não é suficiente por si só. A aplicação do botox requer um dentista especializado em estética, viu?


Portanto, é fundamental verificar se o profissional de interesse possui a certificação necessária tanto para o botox quanto para outras correções faciais, como preenchimentos e procedimentos relacionados.


  1. O que muda com a aplicação pelo dentista


Independentemente do profissional que realiza a aplicação, o botox é a mesma substância.


Seja aplicado por um especialista em estética ou por um dentista habilitado, o procedimento é semelhante: a avaliação do paciente é realizada primeiro, seguida pela aplicação da toxina botulínica em pontos específicos da face. O efeito da substância costuma durar de quatro a seis meses.


No entanto, é importante destacar que nem todas as pessoas são candidatas para a aplicação do botox, seja para fins estéticos ou de saúde. Grávidas, pessoas com alergias conhecidas à toxina botulínica, algumas infecções e doenças neuromusculares estão entre as contra indicações do procedimento.


  1. Botox além da estética


Mais uma curiosidade do botox na odontologia que não é de conhecimento geral. O botox é bastante difundido pelo seu uso na estética através da chamada harmonização orofacial, mas a aplicação no consultório do dentista vai além da beleza.


Na realidade, o botox pode ser uma solução eficaz para diversas disfunções orofaciais.  Olha só alguns exemplos! Problemas como o Bruxismo, a Disfunção Temporomandibular (DTM), dores orofaciais e até condições musculares podem ser tratados com sucesso através do botox.


Então você já sabe: nos consultórios odontológicos, o botox pode ser aplicado para corrigir disfunções, assim como é usado em procedimentos estéticos nas regiões do rosto e do pescoço.


Se você está se perguntando por que o botox é tão eficiente para tratar algumas condições de saúde, essa é a explicação: sua ação inibitória nas contrações musculares.


Se você tiver interesse em explorar as possibilidades do botox no âmbito odontológico, é recomendável agendar uma consulta com seu dentista de confiança. Ele poderá avaliar suas necessidades específicas e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.


  1. Sorriso com botox?


Com procedimentos minimamente invasivos e não cirúrgicos, o botox também é um aliado para dois casos estéticos que incomodam muito os pacientes: o sorriso “gengival” e o sorriso “assimétrico”.


O sorriso gengival ocorre quando há uma exposição excessiva da gengiva ao sorrir. Para solucionar esse problema, o dentista pode aplicar o botox nos músculos responsáveis pelo movimento do lábio superior, promovendo um relaxamento temporário que reduz a elevação do lábio durante o sorriso.


Já o sorriso assimétrico é quando um lado do lábio é mais elevado do que o outro, o que pode ser corrigido com a aplicação precisa de botox em músculos específicos, criando uma harmonia mais simétrica ao sorrir.


Importante ressaltar que esses procedimentos devem ser realizados por dentistas experientes, certificados e que possuem profundo conhecimento da anatomia orofacial e dos padrões estéticos do sorriso.


Com a abordagem adequada, os pacientes podem obter resultados naturais e satisfatórios, melhorando a estética do sorriso sem recorrer a intervenções cirúrgicas.


Entre em contato com a CODAP e agende sua avaliação para o botox!



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page