Como o refluxo afeta os dentes?

Você já acordou no meio da noite com uma sensação de queimação vindo da sua garganta até a sua boca? Isso pode ser Refluxo, que é o retorno do conteúdo do estômago em direção à boca. Mas se o conteúdo do estômago é ácido, como o Refluxo afeta os dentes ao entrar em contato com ele?

Neste artigo, você entenderá o que é o refluxo, como ele pode afetar a sua saúde bucal e o que fazer para prevenir dano aos seus dentes!


O que é Refluxo?


O Refluxo, como mencionado, é o retorno do conteúdo do estômago em direção à boca. E no caminho, na parede do esôfago, ele pode causar dores e inflamações constantemente. Para muitas pessoas, certas posições na hora de dormir podem causar mais desconforto do que outras, causando o retorno do conteúdo estomacal. Mas porque isso acontece?


Existem alguns músculos e esfíncteres responsáveis por impedir que o conteúdo do estômago retorne. Quando eles não conseguem funcionar corretamente, o refluxo acontece. E isso é facilitado por algumas posições ao dormir, além de hábitos alimentares.


As inflamações podem até não incomodar algumas pessoas, que às vezes nem percebem que possuem refluxo. Mas isso depende da frequência e do nível de acidez do conteúdo gástrico quando ele entra em contato com a mucosa do esôfago.


Em 2020, mais de 25 milhões de brasileiros sofriam com o refluxo. Esse transtorno pode acarretar problemas digestivos e respiratórios que podem se tornar graves. Porém, muitas vezes esse problema pode ser resolvido com a mudança dos hábitos alimentares, com o acompanhamento de um nutricionista.


Apesar de ser mais comum em adultos e obesos, mesmo as pessoas dentro do peso, porém com uma dieta ruim, também podem sofrer com isso. Inclusive crianças!


Mas o que isso tem a ver com a nossa boca?


Como o refluxo afeta a saúde bucal?


Os nossos dentes são a parte mais dura do nosso corpo, e eles lidam com estresses diários. São capazes de perfurar, rasgar, cortar e triturar muitos alimentos - até aquele bife duro que você jurou que não conseguiria comer! Mas, mesmo assim, eles são frágeis. Dependendo de sua estrutura, podem quebrar, trincar, sofrerem com cáries e processos corrosivos.


E é aí que está o problema: o ácido. Esse é um dos maiores inimigos dos nossos dentes. Com o PH baixo (ácido) em nossa boca, eles sofrem corrosão e ficam mais vulneráveis à proliferação de bactérias. Alguns exemplos de alimentos ácidos são os refrigerantes, sucos, café e álcool.


Muitas bactérias produzem ácidos que corroem os dentes, gerando cavidades de cárie. Mas não é apenas ela o resultado de tudo isso. Problemas nas gengivas, fragilidade nos dentes, descoloração e manchas também acontecem quando a acidez está muito presente.


O papel do Refluxo na corrosão dos dentes


Agora que você entendeu como os dentes são frágeis diante dos ácidos, é possível ver o impacto do refluxo na saúde bucal. Como mencionamos, o conteúdo estomacal é extremamente ácido e, muitas vezes, pode chegar até a boca.


Quanto maior o problema, mais ele afeta os dentes. Pois quanto mais noites você sofrer com esse líquido na sua boca, mais os seus dentes ficarão sensíveis! Mas fique tranquilo, isso não é algo imediato. Pode ir com calma ao médico e cuidar da sua saúde, assim você pode evitar não apenas o agravamento de um problema já existente, mas a prevenção de um novo!

A língua também é afetada pelo Refluxo?


Sim! Normalmente, a língua de quem possui um grau mais grave de Refluxo é manchada. Podem aparecer manchas vermelhas no centro e brancas nas bordas, ou totalmente brancas. Preste atenção a esse sinal, também pode ser uma dica para procurar um médico!


Acho que tenho Refluxo, e agora?


Procure um médico imediatamente; quanto mais cedo, melhor! Procure por um gastroenterologista, um nutricionista e um dentista.


Aliás, nessa última parte, nós podemos te ajudar! Um dentista pode verificar os primeiros sinais de corrosão dental por refluxo e já trabalhar em uma restauração ou outro tratamento. Assim você não corre nenhum risco de danificar gravemente a sua saúde bucal!


Basta entrar em contato conosco!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo