A importância da Laserterapia no pós operatório

Só de pensar em tirar o siso, ou qualquer outra cirurgia na boca, já dá aquele arrepio. Ninguém gosta do pós-operatório, e até o pré-operatório às vezes é agoniante pelo receio de lidar com o que vem depois.

Sangramento, dor, falta de mobilidade, comer só sopa e alimentos pastosos… esses são só alguns dos desconfortos que passamos após uma cirurgia bucal. E até por esse motivo, muitas pessoas adiam ou deixam de realizar procedimentos essenciais para sua saúde!


Felizmente a tecnologia está sempre em avanço, buscando nos trazer conforto nas piores situações. Ninguém precisa sentir dor, não é normal e nem saudável. Por isso, a Laserterapia veio como uma inovação na medicina para ajudar durante (e após) o tratamento.


Conheça mais sobre essa técnica:


O que é Laserterapia?


Hoje, o uso de lasers já é mais presente no nosso cotidiano, tanto para saúde como para estética. A depilação a laser e a remoção de tatuagens estão cada vez mais acessíveis, e o mesmo acontece com tratamentos como clareamento dental e a laserterapia.


Portanto, esse tratamento é feito com um feixe eletromagnético que incide sobre uma área específica, e a finalidade depende do objetivo.


Os lasers para estética e para fins terapêuticos têm algumas diferenças em suas potências e modos de aplicação. Mas, geralmente, funcionam da mesma forma. Um raio de luz é aplicado por um determinado período em uma área, seja em uma ferida, na pele, ou sobre um dente.


No caso da Laserterapia, um laser de baixa intensidade é utilizado para gerar os benefícios a seguir.


Quais os benefícios?


Ação analgésica


Está comprovado que o laser é um ótimo complemento ao uso de analgésicos. Nem sempre substitui o uso do medicamento, mas certamente potencializa seu resultado, levando à diminuição da ingestão medicamentosa.


Acelera a cicatrização


Quando aplicado diretamente sobre feridas ou lesões, o laser consegue acelerar a cicatrização. Ele incentiva a multiplicação de células, preenchendo o tecido e parando o sangramento, impedindo infecções e outras complicações.


Alivia inflamações


Ao incentivar a microcirculação no lugar lesionado, a Laserterapia auxilia na diminuição de inchaço e dor, logo o desconforto desse processo é menor.


Segurança e rapidez


É um método seguro e não-invasivo, capaz de trazer grandes benefícios para o paciente. Pode ser feito apenas por especialistas que saibam manusear a intensidade do laser, portanto você pode ficar tranquilo durante todo o processo.


A laserterapia no pós-operatório


O processo de cicatrização geralmente é longo e doloroso. A inflamação é natural e causa inchaço, dor e desconforto e esse é só o primeiro passo. Após uma cirurgia na boca, principalmente na extração de dentes, é preciso tomar certos cuidados que nos desviam totalmente da nossa rotina.


Optar pela Laserterapia no seu pós-operatório é escolher o processo mais confortável. Sentir menos dor e acelerar a cicatrização significa ter sua rotina de volta o mais rápido possível.


Uma cirurgia pode ser uma inconveniência, mas você não precisa sentir dor ou perder uma semana por conta do repouso e ter uma alimentação restrita. A Laserterapia é acessível, segura e rápida!


Para quem é recomendado?


Não existem grandes restrições contra o uso do laser quando se trata de idade ou sexo, mas é sempre recomendado que o paciente tenha idade suficiente para entender o tratamento e não se assustar.


De qualquer maneira, é necessário conversar com seu dentista antes para saber se existe alguma restrição para o seu caso.


E a Laserterapia não é indicada apenas para o pós-operatórios, ela pode ser aplicada em diversas outras situações como aftas, herpes e candidíase bucal, ajudando na restauração das mucosas e na diminuição do desconforto dessas doenças.

Fonte: Google

Laserterapia dói?


A princípio, não. Porém, há relatos de pacientes que sentem um leve desconforto, como uma sensação de agulhamento, ardência ou calor, apenas durante a aplicação. Ou seja, o local não fica dolorido após o procedimento.


Usos da Laserterapia


Agora que você já sabe tudo sobre essa técnica, que tal conhecer um pouco mais sobre o seu uso no cotidiano?


Ela pode ser utilizada para fins estéticos, como depilação, remoção de tatuagens e manchas na pele. Olheiras, queloides, acne e estrias, também são os principais alvos para esse tratamento.


O laser traz muitos benefícios para a saúde, principalmente para a nossa autoestima. O uso do laser para potencializar o clareamento dental também é muito escolhido para um sorriso mais branco e brilhante!


E o seu uso mais popular, que apresenta resultados imediatos é terapêutico, para dor e melhor cicatrização de feridas e lesões. Não apenas por dentistas, mas por fisioterapeutas e em outras áreas da medicina.


Aqui na Codap, somos especialistas em saúde bucal e vemos resultados incríveis com a Laserterapia diariamente. Acreditamos que ninguém precisa sentir dor ou se sentir desconfortável para ter uma boa saúde, por isso optamos por métodos como a Laserterapia e a Sedação Consciente!


Se você quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse o nosso Instagram!

25 visualizações0 comentário