Açúcar ou adoçante? Faz diferença para a saúde bucal?

Você já sabe que o açúcar faz muito mal para os dentes, mas você sabe o motivo? Quando crianças, sempre ouvimos dos adultos que comer doce dá cárie, e somos repreendidos por cada bala que comemos. Então, quando adultos buscamos opções mais saudáveis, como o adoçante. Mas realmente faz diferença?


Nesse artigo vamos entender se realmente faz diferença escolher tipos diferentes de açúcar ou até se privar do mesmo. Precisamos nos privar do açúcar e dos doces ou há outra maneira de conseguir manter uma boca saudável sem se limitar?


Porque o açúcar faz mal para os dentes?


O açúcar pode ser encontrado em diversos alimentos, e ele está presente de diversas formas, como conservante, para textura ou sabor. Além de estar presente na composição de alguns alimentos como glucose ou frutose, o açúcar também é adicionado (sacarose) em coisas do cotidiano, como cafés, chás, biscoitos, pães e tantos outros.


Por isso ele é considerado o vilão dos dentes, pois está em todo lugar. As bactérias causadoras de cáries adoram o açúcar e se proliferam em situações de exposição prolongada a ele, principalmente se for adicionado à comida.


As bactérias presentes na boca fermentam este açúcar dos restos de comida que permanecem na boca após as refeições. A má escovação só ajuda esses alimentos a ficarem mais tempo presos em lugares menos acessíveis.


O resultado da fermentação é a produção de ácidos que desmineralizam o esmalte dos dentes, além de criar um ambiente ainda mais propício à proliferação bacteriana . Assim os famosos pontinhos de cárie aparecem! Quanto mais ácido, maior a progressão da doença.


Mas como ele está realmente presente em quase tudo, como podemos evitar o seu consumo? Existe alguma outra maneira?


Adoçante é melhor para os dentes?


Existem diversos tipos de açúcar para comprar no mercado: demerara, orgânico, light, branco refinado, mel, e diversos adoçantes sintéticos. Apesar de possuir menos calorias do que o açúcar, o adoçante não é tão bonzinho assim. Pelo menos não para os dentes.


Existem muitas discussões sobre o assunto, e muitos especialistas não conseguem mensurar a diferença real entre um e outro. As cáries são influenciadas pelo organismo de cada pessoa. Cada um de nós processa os alimentos de uma maneira diferente, e isso reflete tanto no nosso porte físico, quanto na nossa saúde e sistema imunológico.


O mesmo não podia ser diferente com os dentes. Com certeza, você já se perguntou como aquele seu amigo nunca tem cáries e como você parece sempre ter.


Mas verdade é que açúcar é açúcar, não importa a forma que seja apresentado. E junto com a má higienização da boca, ele sempre será o vilão das cáries. Escolha a forma que for melhor para você, mas saiba que tudo depende da sua escovação.


O que fazer?


Então, se não há diferença significativa entre um e outro, o que podemos fazer? Bom, como mencionamos, o ideal é diminuir o consumo de açúcar e melhorar a nossa escovação!


O açúcar adicionado (sacarose) é a principal causa de cáries, por vários motivos. Você costuma escovar os dentes após o café da tarde ou após comer aquele biscoitinho? Então, o primeiro passo é evitar adicionar açúcar às bebidas e alimentos que não necessitem dele.


Você não precisa se livrar de todos os doces e gostosuras que todos adoramos comer de vez em quando. Mas diminuir o consumo de alimentos com açúcares adicionados em sua composição pode fazer uma enorme diferença na sua saúde bucal e sistêmica!


É muito difícil deixar o açúcar de lado, principalmente pela sensação que ele traz ao nosso organismo. Uma maneira de atingir esse objetivo é diminuir o consumo devagar. Comece pela quantidade que você usa, por exemplo, se você colocar 4 colheres de açúcar no café, coloque 3, 2, 1 até conseguir tomar sem açúcar.

Depois, você pode começar a eliminar o açúcar adicionado de vez. Aquele mamão ou abacate pela manhã, realmente precisa daquele tanto de mel ou açúcar por cima?


Enquanto isso, melhore a sua escovação. Converse com o seu dentista para entender onde você pode estar errando na escovação e comece a escovar!


Por enquanto, não existem evidências significativas de grandes diferenças entre a utilização do adoçante no lugar do açúcar para a saúde bucal. O que podemos fazer é ser mais conscientes sobre os nossos hábitos e além de diminuir o consumo, melhorar a escovação.


Assim, você melhora a sua saúde física e bucal! Considere, você verá como o gosto dos alimentos muda com o tempo e como a sua boca vai parecer mais saudável.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo